Turismo e Eventos

Câmara aprova Política Municipal de Turismo e Plano Diretor de Turismo

08/05/2018

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Turismo e Eventos e do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), informa que os projetos de lei do PDT (Plano Diretor de Turismo) e da Política Municipal de Turismo foram aprovados pela Câmara Municipal, em abril deste ano, tornando-se leis.

O PDT e a Política Municipal de Turismo, que embasa a execução daquele, foram desenvolvidos pela ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística) em 2017 sob supervisão da Comissão de Elaboração do PDT, composta por membros do COMTUR, titulares e/ou suplentes de cada segmento da sociedade civil e do poder Legislativo.

Antes da aprovação na Câmara, os documentos foram colocados em votação na plenária do COMTUR e aprovados por unanimidade. Agora, o restante da documentação exigida pela Lei Complementar nº 1261/2015 foi encaminhado para a Secretaria de Turismo do Estado.

O PDT, aprovado e revisado a cada 3 anos, é um dos pré-requisitos para determinar a avaliação e o ranqueamento das Estâncias Turísticas e MIT (Municípios de Interesse Turístico), conforme a legislação. Com o título renovado, a cidade continuará recebendo recursos destinados a realização de melhorias.

O PDT determina diretrizes, objetivos, ações estratégicas e metas voltadas ao desenvolvimento do turismo municipal, sendo fundamental para fortalecer a gestão turística, diversificar a oferta turística e atrair mais visitantes, contribuindo com o crescimento econômico do município.