Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente

Começa a campanha de vacinação contra a febre aftosa

01/05/2018

Devido à inversão do calendário no estado de São Paulo neste ano, a vacinação ocorrerá em duas etapas

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, deu início à campanha de vacinação contra a febre aftosa, nesta sexta-feira (01), realizada em duas etapas.

O calendário de vacinação foi invertido neste ano pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. Nesta primeira etapa da campanha, que acontece em maio, todos os animais bovinos e bubalinos devem ser vacinados, independentemente da idade.

A segunda etapa da campanha de imunização terá início em novembro deste ano, quando deverão ser vacinados todos os animais das espécies mencionadas de até 2 anos de idade. A retirada da vacinação contra a febre aftosa no estado de São Paulo está prevista para 2021.

Segundo o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), a vacina deve ser aplicada na região da tábua do pescoço, debaixo do couro do animal (região subcutânea). O produtor também precisa seguir os seguintes procedimentos:

– Só vacine bovinos e búfalos (dose: 5 ml).

– Compre as vacinas somente em lojas registradas.

– Transporte a vacina em caixa térmica.

– Mantenha a vacina no gelo até o momento da aplicação (temperatura de conservação: 2ºC a 8°C).

– Vacine o gado na hora mais fresca do dia.

– Preencha a declaração de vacinação que pode ser entregue na secretaria de Agricultura do município, na Estrada Cecília Bertholine (estrada para Cachoeira dos Pires).

Foto: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Foto: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento