Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente

Prefeitura inicia procedimento para adesão ao SISBI

18/04/2018

Os estabelecimentos que possuírem o selo do programa poderão vender seus produtos para todo o país

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, passou por uma auditoria realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) nos dias 22 e 23 de março.

A auditoria teve como objetivo analisar o andamento dos trabalhos desenvolvidos pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que é responsável pela inspeção e fiscalização de estabelecimentos que produzem alimentos de origem animal em Joanópolis.

O resultado indicará se o SIM tem as mesmas condições que o MAPA de avaliar a qualidade e inocuidade dos produtos de origem animal e, dessa forma, aderir ao Programa Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), do MAPA. Somente três municípios do estado possuem o selo.

Se houver a adesão, o primeiro estabelecimento beneficiado será o Laticínios Pé da Serra, localizado no bairros dos Bonifácios. No dia 10 de abril, a equipe do SIM apresentou para as autoridades do Executivo, durante uma visita ao local, todo o trabalho executado.

O Laticínios é inspecionado periodicamente, assim como todas as instituições, e verificou-se que ele atende às condições técnicas exigidas. A adesão ao programa também abrirá “portas” para os outros estabelecimentos se adequarem.

Os estabelecimentos que possuírem o selo SISBI poderão vender seus produtos de origem animal, como queijos, linguiças e mel, não só dentro de sua cidade ou estado, mas também para todo o Brasil. O selo irá permitir que eles ampliem a produção e gerem mais empregos, além de expandir o nome de Joanópolis.

Foto: imagem ilustrativa