Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente

Joanópolis participa do projeto “Semeando Água”

16/04/2018

O projeto prevê colaborar com a segurança hídrica dos reservatórios que abastecem São Paulo e Campinas

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, informa que o município está participando do projeto “Semeando Água”, do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), patrocinado pela Petrobrás.

O projeto, durante dois anos trabalhará com foco na ampliação das práticas de manejo ecológico das pastagens e de restauração florestal em oito municípios do Sistema Cantareira: Mairiporã, Nazaré Paulista, Joanopólis, Piracaia, Bragança Paulista, Itapeva e Extrema e Camanducaia.

Com metodologias que envolvem extensão rural, educação ambiental e comunicação, o projeto vai colaborar com a recuperação dos corpos hídricos, buscando, assim, garantir a capacidade de abastecimento dos reservatórios responsáveis por fornecer água para a região metropolitana de São Paulo e Campinas.

Para 2018 e 2019 estão previstos: a implantação de mais 20 hectares com pastoreio rotacional Voisin; a restauração florestal de 10 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs) hídricas, além de cursos de capacitação, assessoria à projetos socioambientais em escolas e novas campanhas de conscientização.

* Com informações da assessoria de imprensa do IPÊ

Sistema Cantareira
Sistema Cantareira