Turismo e Eventos

Carnaval “Cor e Folia” atrai milhares de foliões

16/02/2018

Com cinco dias de festa e o grito de Carnaval, o evento contou com escolas de samba, matinês, apresentações de grupos locais, bandas e total infraestrutura

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Turismo e Eventos, realizou o Carnaval “Cor e Folia” 2018, na Praça Padre Domingos Segurado, entre os dias 09 e 13 de fevereiro.

O evento reuniu milhares de munícipes, visitantes e turistas, que curtiram cinco dias de muitas atrações preparadas para todas as idades e mais um dia de grito de Carnaval, no dia 03 de fevereiro, com a banda Vexame.

Além das atrações, Joanópolis recebeu parque de diversões e praça de alimentação. Já a segurança foi realizada pela Polícia Militar e o Grupo Elite Segurança, que deram total atenção aos locais com maior fluxo de pessoas, prevenindo e impedindo possíveis confusões.

Integrantes do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) e do Conselho Tutelar foram convidados a estar presente e atenderam possíveis situações junto às crianças e adolescentes.

A secretaria de Saúde apoiou o evento disponibilizando uma ambulância de plantão e uma tenda de distribuição gratuita de preservativos, além de oferecer orientações aos foliões. A Vigilância Sanitária também atuou fiscalizando as barracas de alimentos e orientando os comerciantes para a melhor qualidade dos produtos oferecidos ao público.

A equipe de fiscalização da secretaria de Obras e Projetos também fez plantão para evitar a venda e a circulação de bebidas alcoólicas em garrafas de vidros ou congêneres, conforme o decreto nº 2637/2018. Nos arredores da praça, os banheiros químicos prestaram um serviço rápido para o grande público.

Pensando na limpeza e na conservação da cidade, as equipe das secretarias de Infraestrutura e de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente realizaram, todos os dias de folia, o recolhimento do lixo molhado e dos materiais recicláveis.

A Prefeitura vem preparando e aperfeiçoando a festa de Carnaval desde o início de 2017, com o objetivo de promover diversão a todos os públicos, incentivando o uso dos espaços públicos da cidade, e atraindo visitantes e turistas para manter Joanópolis numa retaguarda turística positiva enquanto Estância Turística.

A festa contou com apoio do deputado estadual Edmir Chedid (DEM) e do Resort Monte das Oliveiras. Confira abaixo as atrações do evento:

Apresentações dos grupos locais

Na sexta-feira (09), primeiro dia da folia, alunos do projeto de percussão “Construindo Samba”, do Fundo Social de Solidariedade de Joanópolis, desfilaram ao redor da Praça Central juntamente com as crianças e jovens do Studio Paby Fitness, o Grupo da Melhor Idade “Recanto Feliz” e a comunidade fantasiada e em ritmo de Carnaval.

Na segunda-feira (12), os grupos locais e os munícipes desfilaram novamente junto com a escola de samba Unidos do Lavapés, de Bragança Paulista.

Escolas de samba

A escola de samba Acadêmicos do Tatuapé, bicampeã do Carnaval de São Paulo, estreou os desfiles na Praça Padre Domingos Segurado, no domingo (11). Neste ano, a Acadêmicos do Tatuapé contou a história e tradições do Maranhão com a mistura de samba e reggae.

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Lavapés, primeira escola de samba criada em Bragança Paulista, também desfilou em Joanópolis, na segunda-feira (12), com a presença da madrinha e da princesa de bateria, dos grupos locais e da comunidade.

A escola de samba Dragão Imperial, tricampeã do Carnaval de Bragança Paulista com o samba-enredo em homenagem ao Nordeste, foi a última a desfilar na cidade, na terça-feira de Carnaval (13). Com diversos integrantes, a escola também interpretou o samba-enredo de 2003 “Joanópolis – uma cidade virada pra lua”, que a fez vencer o Carnaval naquele ano.

Shows musicais

A banda Santa Matilde abriu o show do Carnaval “Cor e Folia” na sexta-feira (09) com muitas marchinhas, axé e forró.
No sábado (10), a banda show Oklahoma agitou a noite da galera com mais música. No domingo (11), o mesmo grupo e a banda Lua Nua Mamonas Assassinas Cover fizeram a alegria dos foliões durante a noite.

Na segunda (12), a banda show Cosa Nostra subiu ao palco para tocar e cantar as famosas canções de Carnaval. A mesma banda e o grupo cover do Mamonas Assassinas encerraram o último dia de folia (13).

O público também pôde se divertir nas tardes dos dias 11, 12 e 13 de fevereiro com as matinês conduzidas também pelas bandas shows e o grupo cover do Mamonas Assassinas, que agitaram as crianças e os adultos.

Para visualizar todas as fotos, clique aqui.

DSC_0253