Saúde

Febre amarela: Prefeitura intensifica vacinação

22/01/2018

Com ações constantes voltadas à prevenção da doença, Joanópolis “escapa” de casos

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Saúde, continua intensificando a vacinação contra a febre amarela por meio de plantão dos postos de saúde e ações extra-muro. Até o momento, 66% do público-alvo já foi vacinado.

Vale destacar que o município não possui nenhum caso da doença, portanto, as medidas visam aumentar o número de vacinados e reforçar a prevenção.

Mutirões
Até o momento, cerca de 700 munícipes foram vacinados nos dois mutirões de vacinação que ocorreram na Praça Padre Domingos Segurado, no centro, nos dias 13 e 20 de janeiro.

Cabe ressaltar que não houve filas de esperas e confusões. Todos que passaram pela triagem foram atendidos com agilidade.

Local de vacinação
Em virtude do grande fluxo de pacientes nas unidades de saúde para a vacinação contra a febre amarela, a partir desta segunda-feira (22), a vacinação ocorrerá somente no antigo prédio da secretaria de Saúde, localizado na rua Jorge Honorato Montenegro, nº 143, centro, das 08h às 17h.

A mudança visa evitar a concentração de toda a equipe somente na vacinação contra a doença, o que geraria lentidão nos outros atendimentos que continuam sendo realizados nos postos de saúde, como consultas médicas e solicitações de exames.

Os pacientes da “ESF “Maria Claudete Costa” e da UBS II “Dr. Marcelo Eduardo Pinheiro” devem se vacinar no local mencionado.

Mudanças
A Vigilância Epidemiológica Estadual determinou que, a partir desta segunda-feira (22), a vacina seja aplicada aos moradores somente mediante comprovante de endereço em nome próprio ou dos pais. Pessoas de outras localidades devem procurar os postos de saúde de suas cidades para se vacinar.

Outra mudança estipulada pelo órgão é que pessoas com 60 anos ou mais agora podem tomar a vacina sem carta médica de recomendação. No entanto, elas devem preencher um formulário, que é uma espécie de triagem, diretamente com a equipe de saúde do respectivo posto.

Já os munícipes de 09 meses a 59 anos de idade, que nunca tomaram a vacina ao longo da vida, devem se vacinar normalmente.

DSC_0952

DSC_0908

DSC_0915

DSC_0936

DSC_0871