Turismo e Eventos

ABET entrega Plano Diretor de Turismo de Joanópolis

06/10/2017

O PDT agora segue para aprovação na plenária do COMTUR

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis realizou uma reunião com representantes da ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística), nesta sexta-feira (06), na sala de reuniões, para a entrega do PDT (Plano Diretor de Turismo) concluído para o município.

A ABET estava responsável por elaborar o documento e apresentá-lo à comissão de acompanhamento e fiscalização. Foram realizadas diversas reuniões com a participação efetiva de empresários de diversos segmentos do município desde que o plano foi iniciado, em março deste ano.

A comissão avaliava item por item de cada uma das etapas apresentadas e opinava, sugerindo alterações e dando soluções, se julgasse necessário. Foram levantados diversos pontos importantes do município para a organização do turismo local.

O PDT aprovado e revisado a cada 3 anos é um dos pré-requisitos para determinar a classificação dos municípios turísticos como Estâncias ou Municípios de Interesse Turístico, conforme estabelece a Lei Complementar nº 1.261/2015.

O plano é fundamental, sobretudo, para que os turistas conheçam os atrativos de Joanópolis. O intuito é fazer com que eles voltem mais vezes à cidade, contribuindo com o desenvolvimento econômico do município e promovendo o nome da cidade de forma positiva. Para isso, é necessário que os munícipes estejam preparados para recebê-los e ofereçam serviços de qualidade.

O documento foi entregue às autoridades do poder Executivo e à presidente do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) Heloísa Collins. Agora, a próxima etapa é apresentá-lo na reunião plenária do COMTUR. Se for aprovado pelos membros, o documento seguirá para aprovação na Câmara Municipal, cumprindo o exigido pela lei.

O responsável técnico da ABET, Dener Fonseca, entregou o PDT às autoridades e explicou o trâmite para aprovação