Saúde

Quarto encontro do Programa de Antitabagismo fala sobre alimentação

26/09/2017

Após essa primeira etapa do programa, serão realizados dois encontros quinzenais

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Saúde, realizou, na última segunda-feira (25), o quarto encontro do grupo de fumantes do Programa de Antitabagismo, no salão localizado na rua Jorge Honorato Montenegro, nº 143, centro.

A nutricionista trabalhou com os participantes o tema “Alimentação e Tabagismo”, o qual abrangeu as conseqüências do cigarro para o corpo e a vida saudável, como a diminuição do apetite, alteração do paladar e do olfato, impedimento para o ganho de massa muscular, aceleração do processo de envelhecimento, entre outras.

Além disso, a profissional deu dicas aos fumantes sobre como a alimentação pode ser um agente auxiliador para deixar de fumar, como, por exemplo, evitar tomar café, refrigerante a base de coca-cola e bebida alcoólica, beber bastante água, consumir frutas, legumes, sucos naturais, iogurte que causa um gosto desagradável na boca ao fumar e outras orientações.

Ao longo do programa, os participantes terão o acompanhamento de diversos profissionais da área da saúde. Ainda serão realizadas algumas sessões semanais nessa primeira etapa do programa. Quando finalizada, serão dois encontros quinzenais e, depois, encontros mensais durante seis meses.

Quem deseja participar do Programa de Antitabagismo para deixar de fumar, basta procurar um agente de saúde em um dos postos de saúde do município e preencher um cadastro para fazer parte das próximas turmas, que serão iniciadas a partir de dezembro deste ano.

DSC_0213

DSC_0214

DSC_0226