Assistência Social

Assistência Social promove palestra sobre violência doméstica

22/09/2017

A palestrante abordou tópicos importantes em relação ao tema e fez uma reflexão sobre o cenário atual do país

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Assistência Social e Cidadania, promoveu uma palestra gratuita sobre o tema “Violência Doméstica”, nesta quinta-feira (21), na Casa da Cultura.

A palestra foi ministrada pela profª Flaviana Aparecida de Mello, assistente social, analista de desenvolvimento social da PMSP (Prefeitura Municipal de São Paulo), psicopedagoga institucional e especialista em violência doméstica. Flaviana também é docente do curso de graduação em Serviço Social, e de pós-graduação em Serviço Social na sociojuridica.

A palestrante abordou, de maneira interativa, diversos tópicos relacionados ao tema, como o conceito de violência doméstica, a posição do Brasil no ranking de violência contra a mulher, a naturalização do ciclo da violência pela sociedade, a tendência de culpabilização da vítima, os tipos de violência, a importância de se interferir em casos de violência, a cultura machista perpetuada desde a infância e outros.

O intuito da palestra foi reforçar e fortalecer a articulação do município no combate à violência doméstica, além de mostrar a dimensão da atual situação envolvendo o problema e conscientizar a população sobre os direitos da mulher e a importância dos canais de denúncia. Vale ressaltar que existe a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/06), que cria mecanismos para coibir a violência contra a mulher e diversos canais de ajuda.

É importante que a vítima ou testemunha denuncie. A denúncia pode ser feita na delegacia comum do município ou especializada da mulher; na secretaria de Assistência Social e Cidadania; no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social; pelo Disque 180 ou Disque 100, que funcionam 24 horas; na Defensoria Pública e no Fórum.

DSC_0324

DSC_0362

DSC_0269