Educação e Cultura

Resgate do Desfile Cívico e 10ª Festa das Nações atraem centenas de turistas para Joanópolis

13/09/2017

Os eventos contaram com apresentações de diferentes grupos culturais que representaram o Brasil e outros países

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio das secretarias de Turismo e Eventos e Educação e Cultura, realizou o Desfile Cívico de 07 de Setembro e a 10ª Festa das Nações, de 07 a 10 de setembro.

Durante os quatro dias, diversos países estiveram representados em Joanópolis na Praça Padre Domingos Segurado, no centro, através das muitas atrações culturais, shows musicais e pratos típicos. O locutor Daniel Oliveira deu o “tom” ao evento ao narrar uma a uma das apresentações.

O resgate do Desfile Cívico e da Festa das Nações neste ano, que estavam há anos sem acontecer, fez com que centenas de munícipes e turistas prestigiassem os eventos na cidade e participassem efetivamente de todos eles.

A polícia militar e seguranças contratados acompanharam a festa para garantir a segurança do público. Uma ambulância também ficou de plantão para atender emergências. Os eventos contaram com o apoio do deputado estadual Edmir Chedid (DEM) e do Resort Monte das Oliveiras.

Desfile Cívico

O dia 07 de Setembro, comemoração da Independência do Brasil, foi iniciado com a hora cívica, pronunciamento de autoridades locais e leitura da história do país com alunos das escolas públicas. Em seguida, diversos grupos culturais deram início ao Desfile Cívico, caminhando em volta da praça central.

Desfilaram as escolas municipais e a escola estadual, creches municipais, Capoeiras Filhos do Céu, Fanfarra de Nazaré Paulista, Hapkido, Studio Paby Fitness, Judô e o Grupo da Melhor Idade “Recanto Feliz”.

O desfile terminou em frente à Igreja Matriz. A tarde foi marcada pelas apresentações de música, canto, dança e artes marciais dos grupos que desfilaram, e por muita emoção do público que assistia atento as crianças, os adultos e os idosos que homenageavam o Brasil e outros países.

Para visualizar todas as fotos do Desfile Cívico, clique aqui.

10ª Festa das Nações

Assim que acabou o Desfile Cívico, começaram as diversas atrações culturais e os shows musicais da 10ª Festa das Nações, finalizada somente na noite do dia 10 de setembro.

Na estreia da festa, se apresentaram o grupo de Judô e o de Hapkido, que prenderam a atenção do público com golpes de luta. À noite, as bandas das igrejas evangélicas locais apresentaram músicas gospel de vários estilos.

Já na sexta-feira (08), os grupos Canto da Terra e Flores da Mantiqueira subiram ao palco para cantar e tocar moda de viola e também músicas folclóricas, além de contar lendas famosas e apresentar um teatro de fantoches.

Mais tarde, as escolas municipais voltaram a se apresentar, teve também dança do ventre com a CIA de Dança Árabe da Camila Alcovér e a Família Castro encerrou a noite.

No sábado (09), os alunos do Projeto de Percussão “Construindo Samba” de Joanópolis abriram o terceiro dia de evento tocando instrumentos de percussão, ensaiados pelo professor Anderson Caetano de Campos, e fizeram o público sambar.

Mais tarde, as crianças do Instituto Educacional Sementinha se apresentaram representando a Grécia. Depois, os alunos das escolas municipais apresentaram novas coreografias, seguidos das meninas do Studio Paby Fitness.

A banda de música Peruana Perú Latino trouxe um pouco da cultura do Perú para Joanópolis e, finalizando o dia, todos dançaram muito forró com a banda Forró Di Fole.

Para fechar a 10ª Festa das Nações com “chave de ouro”, apresentaram-se o grupo boliviano Son de América – Mi Viejo San Simon, a dança Folk La Bella Itália, a CIA Arte Fértil com o espetáculo de circo “Picadeiro a Céu Aberto” e a Banda Matiz, integrantes da escola de samba paulista Vai-Vai, que tocou e cantou muito samba, atendendo aos pedidos do público.

Para visualizar todas as fotos da 10ª Festa das Nações, clique aqui.

DSC_0371

DSC_0326