Saúde

Pacientes dos postos de saúde recebem orientação sobre prevenção ao suicídio

12/09/2017

A campanha “Setembro Amarelo”, do Ministério da Saúde, pretende alertar as pessoas sobre a importância do tema
A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Saúde, realizou uma ação sobre o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro) na última segunda-feira (11), na ESF “Maria Claudete Costa” e na UBS II “Dr. Marcelo Eduardo Pinheiro”.

Os profissionais da saúde realizaram um bate-papo na sala de espera dos postos de saúde sobre a importância da discussão sobre o tema para a prevenção do suicídio e de oferecer e também pedir ajuda quando sentir necessário.

Segundo o Ministério da Saúde, o suicídio é considerado um problema de saúde pública. Por conta disso, foi criada a campanha “Setembro Amarelo” voltada à conscientização da prevenção ao suicídio no Brasil, com o objetivo de alertar a população através de uma programação de valorização da vida.

Uma pesquisa publicada pela BBC Brasil retirada do Mapa da Violência 2017, com dados oficiais do SIM (Sistema de Informações de Mortalidade) do Ministério da Saúde, mostra que em 12 anos a taxa de suicídio da população de 15 a 29 anos subiu de 5,1 por 100 mil habitantes em 2002 para 5,6 em 2014 – um aumento de quase 10%.

A pessoa que está com sentimentos e pensamentos suicidas pode procurar o CVV (Centro de Valorização da Vida) e receber apoio e orientação emocional de forma anônima e sigilosa. O contato pode ser feito através do telefone 141, por chat, skype, e-mail ou diretamente em um posto de atendimento.

DSC_0117

DSC_0133

25

98