Saúde

Fumantes participam do primeiro encontro do Programa de Antitabagismo

05/09/2017

As inscrições para participar das próximas turmas já estão abertas

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Saúde, realizou na última segunda-feira (04) o primeiro encontro do grupo de fumantes do Programa de Antitabagismo, na UBS (Unidade Básica de Saúde) II “Dr. Marcelo Eduardo Pinheiro”.

Cerca de 20 pessoas participaram da reunião, que abordou diferentes pontos e estratégias. A psicóloga propôs uma reflexão sobre o motivo pelo qual os participantes querem deixar de fumar, ouviu e respondeu as dúvidas de cada um e explicou diferentes estratégias que podem ajudá-los a largar o vício.

Para conhecer melhor a rotina dos participantes relacionada ao cigarro, a profissional entregou o Teste de Fagerström – um questionário que eles devem preencher para medir o grau de dependência à nicotina de cada um. Também foram entregues folhas com perguntas motivacionais e dicas para deixar de fumar.

Vale ressaltar que os próximos encontros vão acontecer no salão localizado na rua Jorge Honorato Montenegro, nº 143, centro. Os participantes terão o acompanhamento de diversos profissionais da área da saúde que vão incentivá-lo e orientá-lo a deixar o vício.

O programa consiste em quatro sessões de grupo de uma hora e meia, uma vez por semana, por um período de quatro semanas. Ao final desse período, serão duas sessões quinzenais. Finalizada essas duas últimas sessões, durante seis meses, serão encontros mensais.

Quem deseja participar do Programa de Antitabagismo para deixar de fumar, basta procurar um agente de saúde em um dos postos de saúde do município e preencher um cadastro para fazer parte das próximas turmas, que serão iniciadas a partir de dezembro deste ano.

DSC_0197

DSC_0178

DSC_0185