Turismo e Eventos

Festival Folclórico traz diversas apresentações culturais para Joanópolis

22/08/2017

O evento aconteceu em dois fins de semana

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Turismo e Eventos, realizou o Festival Folclórico dividido em duas partes: dias 12 e 13 de agosto e dias 19 e 20 de agosto.

A Reunião Anual da Comissão Paulista de Folclore abriu o festival no Centro Cultural Rosário, no dia 12. A professora e folclorista Neide Gomes e outros membros da comissão falaram sobre futuros projetos, pesquisas e congressos ligados ao folclore em diversos municípios do estado, dentre outros assuntos.

No dia 13, grupos de violeiros de diversas cidades vieram a Joanópolis apresentar a Caravana da Viola, na Praça da Matriz, com músicas típicas da cultura caipira.

Já no dia 19, segunda parte do festival, a Associação de Capoeira Filhos do Céu, sob instrução do Mestre Coruja, se apresentou na cidade.

No dia 20, com o apoio da secretaria de Saúde, cerca de 150 atletas participaram do Treinão Joá, organizado pela FA Eventos Esportivos e patrocinado pelo Resort Monte das Oliveiras, Supermercado IB Bragion e loja Max Suplementos.

Uma ambulância com enfermeiros acompanhou os atletas durante o trajeto e realizou exames antes de iniciarem a corrida/caminhada. Não houve competição, portanto, todos os participantes que completaram os 10 km de corrida e os 3 km de caminhada ganharam medalhas, além de kits com camiseta, água e uma fruta no final.

Para encerrar o festival, grupos de Bom Jesus dos Perdões, Piracaia e São José dos Campos apresentaram a dança religiosa de São Gonçalo, iniciada com todos os participantes parados diante do altar, cantando louvações, e finalizada com a dança, marcada por batidas de pés e mãos.

Para visualizar todas as fotos, clique aqui.

Caravana da Viola
Associação de Capoeira Filhos do Céu
Atletas participaram do Treinão Joá - corrida e caminhada pela cidade
Atletas participaram do Treinão Joá – corrida e caminhada pela cidade