Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente

Escolas recebem palestras sobre Leishmaniose Visceral

11/08/2017

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio das secretarias de Saúde e Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, realizou palestras durante a Semana Estadual de Prevenção da Leishmaniose Visceral (LV), de 07 a 11 de agosto, em escolas do município.

Na última segunda-feira (08), a coordenadora da Vigilância Sanitária e a veterinária da secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente estiveram na E.E “Cel. João Ernesto Figueiredo”. Nesta sexta-feira (11) elas foram à EMEF “Vicente Camargo Fonseca”.

As palestras aconteceram para alunos da manhã e da tarde e tiveram foco no significado da leishmaniose visceral, nos sintomas em humanos e cachorros, nas formas de prevenção e em outros pontos importantes sobre a doença que devem ser esclarecidos.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, “a leishmaniose visceral (LV) é uma doença grave, causada por um parasito transmitido para pessoas e cães por meio da picada de um inseto (vetor) muito pequeno, conhecido como ‘mosquito palha’”. A doença atinge, principalmente, órgãos internos como baço, fígado e medula óssea.

Vale dizer que Joanópolis ainda não possui nenhum caso de transmissão de leishmaniose visceral e nem a presença do vetor. No entanto, as ações nas escolas visam alertar e orientar os alunos sobre as medidas corretas de prevenção e combate à doença.

DSC_0476

DSC_0488

5