Turismo e Eventos

ABET e comissão fiscalizadora definem diretrizes do Plano Diretor de Turismo

10/08/2017

A ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística), que está elaborando o PDT (Plano Diretor de Turismo), realizou uma reunião com a comissão responsável por acompanhar e fiscalizar o plano, na última terça-feira (08), no Paço Municipal.

A ABET deu continuidade à apresentação e explicação das fases do PDT. Na reunião anterior, a empresa e a comissão concluíram a fase de Prognóstico. Desta vez, a etapa discutida foi a das Diretrizes, que nortearão o desenvolvimento sustentável do turismo no município.

As diretrizes englobam objetivos, programas e ações. A primeira apresentada foi a melhoria na qualidade de vida dos habitantes, a segunda foi a conservação do meio ambiente e a terceira a geração de trabalho, renda e estímulo ao empreendedorismo.

Em seguida, levando em conta os dados das fases anteriores, a ABET apresentou os objetivos: tornar a gestão eficiente da atividade turística, captar recursos financeiros para o turismo, tornar a oferta turística profissional e o fluxo turístico adequado.

Por fim, o grupo falou sobre programas e ações turísticas. Dentro dos programas GesTur, CapaciTur, InfraTur e PromoTur há ações como a implantação da Lei da Política Municipal de Turismo, a capacitação de taxistas, a ampliação do sinal de celular e da internet no município, a criação de um manual de identidade visual de Joanópolis e outros.

DSC_0485

DSC_0490