Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente

Escolas receberão palestras em Semana de Prevenção da Leishmaniose Visceral

07/08/2017

Cuide da sua saúde e da saúde do seu cão!

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio das secretarias de Saúde e Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, realizará palestras na Semana Estadual de Prevenção da Leishmaniose Visceral (LV) – de 07 a 11 de agosto – na E.E “Cel. João Ernesto Figueiredo” no dia 08 de agosto, às 10h e às 15h, e na EMEF “Vicente Camargo Fonseca” no dia 11 de agosto, às 07h30 e às 13h30.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, “a leishmaniose visceral (LV) é uma doença grave, causada por um parasito transmitido para pessoas e cães por meio da picada de um inseto (vetor) muito pequeno, conhecido como ‘mosquito palha’”. A doença atinge, principalmente, órgãos internos como baço, fígado e medula óssea.

Como medida de prevenção é importante que a pessoa limpe diariamente quintais e jardins, recolhendo todo material orgânico do chão (fezes de animais, folhas, frutos etc.), pois é nesse material acumulado que as fêmeas do inseto põem seus ovos.

Para proteger os cães também é necessário adotar medidas, como mantê-los com boa higiene e evitar que fiquem soltos nas ruas.

Vale dizer que Joanópolis ainda não possui nenhum caso de transmissão de leishmaniose visceral e nem a presença do vetor. No entanto, as ações nas escolas visam alertar e orientar os alunos sobre as medidas corretas de prevenção e combate à doença.

Foto: Imagem ilustrativa.
Foto: Imagem ilustrativa.