Assistência Social

Palestra orienta alunos da EMEF “Emília Ximenes Capozzoli” sobre abuso sexual

02/08/2017

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio das secretarias de Assistência Social e Cidadania e Saúde, realizou uma palestra nesta quarta-feira (02), na EMEF “Emília Ximenes Capozzoli”, sobre o Prevenção e Combate ao Abuso Sexual Infantil e Adolescente.

Segundo uma pesquisa realizada pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), feita a partir de informações de 2011 do Sinan (Sistema de Informações de Agravo de Notificação do Ministério da Saúde) estima que no mínimo 527 mil pessoas são estupradas por ano no Brasil.

Destes casos, 70% são crianças e adolescentes. Os números também mostram, ainda, que 24,1% dos agressores das crianças são os próprios pais ou padrastos, e 32,2% são amigos ou conhecidos da vítima.

Em vista disso, a ação, conduzida por profissionais da Saúde e da Assistência Social, foi voltada aos alunos de todas as turmas dos períodos da manhã e tarde.

A equipe discorreu sobre a importância de não se calar diante do abuso sexual, sendo vítima ou testemunha. Além disso, foi explicado às crianças sobre as formas de violência existentes e os canais onde as denúncias podem ser feitas.

Vale ressaltar que o abuso, a violência ou a exploração sexual da criança e do adolescente é crime com pena prevista em lei. Omitir-se diante da situação também é. Não seja cúmplice. Denuncie.

As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100 ou pelo aplicativo de celular Proteja Brasil. A vítima ou testemunha pode também procurar a Polícia Militar, o Conselho Tutelar, os Postos de Saúde ou a Assistência Social do município e fazer a denúncia.

Proteja nossas crianças e adolescentes. Não se cale!

WhatsApp Image 2017-08-02 at 15.01.53

WhatsApp Image 2017-08-02 at 15.01.40