Cultura, Turismo, Eventos, Esporte e Lazer

Comissão do Plano Diretor de Turismo define visão de futuro de Joanópolis

11/07/2017

Durante a reunião, conduzida pela ABET, a comissão decidiu como quer o turismo do município no futuro. O PDT está na fase do Prognóstico Turístico.

A ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística), que está elaborando o PDT (Plano Diretor de Turismo), realizou uma reunião com a comissão responsável por acompanhar e fiscalizar o plano, na última segunda-feira (10), no Paço Municipal.

A ABET deu continuidade à apresentação e explicação das fases do PDT. Desta vez, a etapa discutida foi a do Prognóstico Turístico, no qual é definida a visão de futuro do município.

Por meio de debate, a comissão definiu o que quer para Joanópolis no futuro em relação ao turismo. Primeiro foi o perfil do visitante desejado: turista consciente que busca contato com a natureza, história e cultura.

Em seguida, foram definidas as atividades principais que a cidade vai oferecer: turismo no espaço rural, contato e contemplação da natureza e atividades náuticas. Depois, as atividades complementares: gastronomia, arte, folclore, eventos culturais e de tradição, história e cultura, esportes radicais e de aventura e comércio local de artesanatos.

Seguindo os itens desta fase, a comissão definiu também a meta de posicionamento: ser referência em turismo rural (com relação à vivência/experiência rural e não ao ambiente propriamente dito). E, por último, a proposta de posicionamento: Joanópolis, uma pausa na rotina em meio à natureza.

Na próxima reunião, a ABET juntamente com a comissão vai discutir sobre a fase Política Municipal de Turismo, que consiste na definição de diretrizes que nortearão o desenvolvimento sustentável do turismo no município. Essas ações serão transformadas, posteriormente, em programas e projetos.

DSC_0046
A ABET conduziu a reunião e apresentou à comissão do PDT a fase Prognóstico Turístico, também chamada de visão de futuro.
DSC_0058
A comissão, por meio de debate,  definiu metas para o turismo futuro do município.