Turismo

13ª Festa do Divino Espírito Santo reúne centenas de devotos no primeiro domingo de celebração

03/05/2017

Rezas, cantorias e cavalgadas marcaram a abertura da festa

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, através da secretaria de Turismo e Eventos, apoia a realização da 13ª Festa do Divino Espírito Santo 2017 no município, que teve início no dia 30 de abril.

A festa, promovida pela Confraria do Divino Espírito Santo, é uma tradição católica em Joanópolis. Neste ano, ela se encerrará no dia 04 de junho (domingo de Pentecostes).

Cada domingo de festa é uma verdadeira maratona, na qual violeiros, cavaleiros e cantantes, realizam cavalgadas, visitações, rezas e cantorias e recebem prendas para o almoço.

A abertura da festa, que aconteceu no último domingo (30), foi iniciada às 09h com uma missa na Igreja Matriz de São João Batista, que contou com as participações dos Grupos Adoremus, Flores da Mantiqueira, Canto da Terra, Violeiros convidados, Cavaleiros e Divineiros.

Logo após, houve a entrada das bandeiras com a Corte do Divino para a realização da Exaltação ao Divino Espírito Santo. Em seguida, o Império foi aberto para rezas e cantorias.

Já ás 11h, os cavaleiros e convidados se reuniram para a 13ª Cavalgada do Divino Espírito Santo e, depois, seguiram rumo à comunidade rural sede da Confraria do Divino Espírito Santo, localizada no bairro dos Pintos.

Na chegada ao local, houve a comensalidade, que é uma das funções principais da festa: comer e rezar juntos. Os participantes rezaram o Terço com cantoria e, depois, foram servidos com o tradicional Afogado.

Já na parte da tarde, todos seguiram para a Praça da Matriz, no centro do município, para assistir às apresentações dos grupos Flores da Mantiqueira, Canto da Terra, Violeiros do Divino, Matutos da Mantiqueira e convidados. O evento foi encerrado somente às 17h.

A cada domingo de festa o grupo vai se reunir e seguir rumo a uma comunidade rural católica.

Clique aqui, para ter acesso às fotos.

DSC_0451