Turismo e Eventos

Banda Musical de Joanópolis voltará aos ensaios com nova perspectiva de aprendizagem

03/04/2017

O projeto vai proporcionar aulas à turma antiga e abrirá vagas a novos alunos

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, com apoio das secretarias de Educação e Cultura e Turismo e Eventos e do FSS (Fundo Social de Solidariedade), realizou maisuma reunião, no dia 31 de março, com o maestro Ronaldo Siroky para finalizar o retorno da banda musical de Joanópolis, desta vez, com detalhes e as sugestões da nova estrutura de acompanhamento que a banda – crianças e jovens – passará a contar.

A banda, que funciona há nove anos, é constituída por alunos de escolas municipais que aprenderam a tocar instrumentos de sopro e percussão de forma gratuita. Uma das últimas apresentações foi realizada em dezembro do ano passado. Como as apresentações e os ensaios não vinham acontecendo com freqüência – pelo menos duas vezes por semana – tiveram que ser interrompidos até que a comissão acertasse novas diretrizes para o retorno da banda.

Durante a reunião, comentou-se sobre a existência do decreto nº 2212, que dispõe sobre a designação do grupo musical constituído por alunos da Rede Municipal de Ensino e que define como deve ser o desenvolvimento da banda. Em vigor desde o ano de 2008, pela gestão do prefeito José Garcia da Costa, estuda-se agora um novo formato para instituí-la. Além disso, o contrato do maestro, que se encontrava vencido, foi renovado de acordo com a lei e com as novas diretrizes para a banda.
A comissão de acompanhamento trabalhará em um regimento interno para disciplinar os passos futuros de tão importante aprendizagem musical dos jovens. O prefeito Mauro Garcia (DEM) argumentou que a banda terá o apoio de sua gestão e espera a colaboração de todos os envolvidos. “Tenho certeza que com o empenho do maestro, dos alunos e dos pais, a banda voltará a ser um dos grandes atrativos da cidade e fará a alegria da nossa população.”

Assim sendo, foi decidido que o grupo voltará com os ensaios ainda na primeira quinzena de abril.Agora, com a proposta de uma divisão das turmas: as terças serão dedicadas aos ensaios da turma anterior, que já participava da banda, e as quintas à aprendizagem de novos alunos das escolas municipais, interessados em aprender música, que poderão se inscrever a partir dos 11 anos de idade.

Para que tudo ocorra da melhor forma possível, foi acordado na reunião que o maestro vai recolher alguns dos instrumentos que estão dispersos com alunos da turma antiga, analisá-los para ver quais precisam de manutenção e organizar juntamente à comissão o processo das inscrições e reinício das aulas. Estando em ordem os instrumentos necessários, será feito a triagem dos inscritos e as aulas reiniciadas.

As aulas serão ministradas pelo maestro Siroky com a possível ajuda de monitores às terças-feiras e quintas-feiras, das 19 às 21 horas, na sede do FSS “De mãos dadas, caminhar”, na rua Largo São João, no centro do município. Em breve, as inscrições serão abertas e mais detalhes serão divulgados àpopulação.
A banda é uma forma de permitir que os jovens ocupem seu tempo desenvolvendo habilidades musicais e, com ela, outras competências, como memória, coordenação, concentração, responsabilidade, entre outras. Além disso, significa dar a oportunidade de levar esse “saber” adiante, podendo colaborar, entre muitos aspectos, com o futuro profissional do aluno.

Banda Municipal de Joanópolis realiza concerto de fim de ano na Casa da Cultura em 2011.
Maestro Ronaldo Siroky.