Turismo e Eventos

Banda Musical de Joanópolis voltará aos ensaios com nova perspectiva de aprendizagem

03/04/2017

O projeto vai proporcionar aulas à turma antiga e abrirá vagas a novos alunos

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, com apoio das secretarias de Educação e Cultura e Turismo e Eventos e do FSS (Fundo Social de Solidariedade), realizou maisuma reunião, no dia 31 de março, com o maestro Ronaldo Siroky para finalizar o retorno da banda musical de Joanópolis, desta vez, com detalhes e as sugestões da nova estrutura de acompanhamento que a banda – crianças e jovens – passará a contar.

A banda, que funciona há nove anos, é constituída por alunos de escolas municipais que aprenderam a tocar instrumentos de sopro e percussão de forma gratuita. Uma das últimas apresentações foi realizada em dezembro do ano passado. Como as apresentações e os ensaios não vinham acontecendo com freqüência – pelo menos duas vezes por semana – tiveram que ser interrompidos até que a comissão acertasse novas diretrizes para o retorno da banda.

Durante a reunião, comentou-se sobre a existência do decreto nº 2212, que dispõe sobre a designação do grupo musical constituído por alunos da Rede Municipal de Ensino e que define como deve ser o desenvolvimento da banda. Em vigor desde o ano de 2008, pela gestão do prefeito José Garcia da Costa, estuda-se agora um novo formato para instituí-la. Além disso, o contrato do maestro, que se encontrava vencido, foi renovado de acordo com a lei e com as novas diretrizes para a banda.
A comissão de acompanhamento trabalhará em um regimento interno para disciplinar os passos futuros de tão importante aprendizagem musical dos jovens. O prefeito Mauro Garcia (DEM) argumentou que a banda terá o apoio de sua gestão e espera a colaboração de todos os envolvidos. “Tenho certeza que com o empenho do maestro, dos alunos e dos pais, a banda voltará a ser um dos grandes atrativos da cidade e fará a alegria da nossa população.”

Assim sendo, foi decidido que o grupo voltará com os ensaios ainda na primeira quinzena de abril.Agora, com a proposta de uma divisão das turmas: as terças serão dedicadas aos ensaios da turma anterior, que já participava da banda, e as quintas à aprendizagem de novos alunos das escolas municipais, interessados em aprender música, que poderão se inscrever a partir dos 11 anos de idade.

Para que tudo ocorra da melhor forma possível, foi acordado na reunião que o maestro vai recolher alguns dos instrumentos que estão dispersos com alunos da turma antiga, analisá-los para ver quais precisam de manutenção e organizar juntamente à comissão o processo das inscrições e reinício das aulas. Estando em ordem os instrumentos necessários, será feito a triagem dos inscritos e as aulas reiniciadas.

As aulas serão ministradas pelo maestro Siroky com a possível ajuda de monitores às terças-feiras e quintas-feiras, das 19 às 21 horas, na sede do FSS “De mãos dadas, caminhar”, na rua Largo São João, no centro do município. Em breve, as inscrições serão abertas e mais detalhes serão divulgados àpopulação.
A banda é uma forma de permitir que os jovens ocupem seu tempo desenvolvendo habilidades musicais e, com ela, outras competências, como memória, coordenação, concentração, responsabilidade, entre outras. Além disso, significa dar a oportunidade de levar esse “saber” adiante, podendo colaborar, entre muitos aspectos, com o futuro profissional do aluno.

Banda Municipal de Joanópolis realiza concerto de fim de ano na Casa da Cultura em 2011.
Banda Municipal de Joanópolis realiza concerto de fim de ano na Casa da Cultura em 2011.
Maestro Ronaldo Siroky.
Maestro Ronaldo Siroky.