Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente

Programa Município VerdeAzul: Políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável em Joanópolis serão avaliadas

29/03/2017

Os municípios melhores colocados no ranking poderão acessar recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (FECOP).

A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, participou do Programa Município VerdeAzul, em Jaguariúna, interior de São Paulo, no dia 23 de março.
O programa, do Governo do Estado de São Paulo, foi lançado em 2007 através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Segundo o site oficial do Município VerdeAzul, “o programa tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios”.

Na prática, o programa faz uma avaliação de 10 diretrizes relacionadas à parte ambiental do município, com base em informações fornecidas por ele. São elas: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

A execução dessas diretrizes nos municípios, bem como a eficácia de cada uma, é avaliada. Essa fiscalização resulta em uma pontuação ao final de cada ciclo e é gerado um ranking, no qual os melhores colocados são certificados para acessar recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (FECOP).

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Vinícius G. Figueiredo, e o encarregado de Meio Ambiente, Bruno Zappa, estiveram no evento. Segundo Vinícius, “a secretaria está focada em promover ações e desenvolver trabalhos que melhorem a nota do município no ranking do programa e conta com o apoio e o envolvimento dos munícipes e do poder público”.

municipio_verde_azul_2012