Utilidade Pública

Município reforça pedido de ajuda ao Estado no combate às enchentes

22/02/2017

No início de fevereiro, dia 01/02, a Prefeitura de Joanópolis esteve no Palácio dos Bandeirantes participando de uma reunião junto ao secretário-chefe da Casa Civil, Samuel Moreira, para reforçar a importância e necessidade de o Estado auxiliar Joanópolis a solucionar as dificuldades com as enchentes.
O órgão busca, ações de ajuda e de recursos para, inicialmente executar a limpeza (desassoreamento) nos pontos críticos dos rios, especialmente na Beira Rio e seu curso, atingido por motivo da falta de limpeza e desassoreamento prévios à época de chuvas.

Já neste dia 22/02, a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos declarou que irá colaborar com os municípios do Circuito das Águas e Região Bragantina na elaboração de programas e projetos que tenham por finalidade promover melhorias às áreas urbanas atingidas por enchentes. A declaração foi feita ao deputado Edmir Chedid, que acompanhou os prefeitos, vice prefeitos, vereadores, além de secretários e chefes de departamento, em audiência realizada dia 16/02, onde o prefeito de Joanópolis também esteve presente.

Enchentes: causas e ações preventivas
Devido à falta de realização e a constância necessária do serviço de desassoreamento, no começo do período chuvoso este rio se encontra sujo quando deveria já estar limpo e com maior capacidade de vazão para evitar as enchentes.
Referido local, Beira Rio é uma área urbanizada, de uso e ocupação irregular (área de risco), onde há despejo de lixo e outras práticas inadequadas que necessitam de ações imediatas e limpeza, que será realizada pela prefeitura, até que se tenha a solução definitiva para melhorar a qualidade de vida dos moradores às margens do curso do rio, e que sofrem as sequelas das enchentes naquele local, muitas vezes por falta de atenção e vontade política, mais de uma vez ao ano na época de chuvas.